terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Sobre febres e vampiros


É certo que Vampiros sempre mexeram muito com a mente e imaginação de muitos jovens e adolescentes e depois do lançamentos dos livros de Stephenie Mayer, a febre parece aumentar. Os fãs da série de livros da autora provavelmente não são apreciadores de Anne Rice, tão pouco de Bram Stocker, ou no mínimo desconhecem tais nomes e suas respectivas obras literárias.



Percebe-se ao longo do livro "Twilight" ("Crepúsculo") que anos e anos de "tradição literária vampírica" foram jogadas no lixo quando o suposto "vampiro" Edward se expõe a luz do Sol, quando entra na casa de uma humana sem ser convidado e muitos outros fatores decepcionantes para quem esperava uma história sobre vampiros. O livro se trata de um romance meloso juvenil e não supera clichês na tentava frustrada de "modernizar" os "vampiros", mas é fato que virou sucesso ainda maior por ter sido transformado em um "blockbuster". O filme não decepcionou muito por ter sido bem fiel ao livro, exceto pelo fato de ter passado alguns momentos muito rápido ( o que é normal ), por não ter abusado dos efeitos visuais e sim do jogo de movimentação da câmera para mostrar os "poderes" e as "emoções" de Edward, o que de certo modo deu simplicidade e deixou o filme mais "limpo e claro".


Certamente Mayer ignorou a existência de " Drácula " de Bram Stocker ou "Entrevista com o vampiro" de Anne Rice e ainda sim tornou-se motivo de piada para muitos dos jogadores de RPG. Independente disso o sucesso, a fama e o dinheiro chegaram até ela.



Muitos filmes como "Underwolrd" e "30 dias de noite" modernizaram vampiros sem precisar perder a essência da "criação" deles, o que é um fator a se considerar. Mas romance por romance entre uma "criatura" e um/uma "mortal" existe o filme " Sangue e chocolate" que certamente agrada/agradou ou agradará os fãs de "Crepúsculo". Já para aqueles que se aprofundaram na "onda vampírica" muito antes dela chegar, apreciam e prezam pela "tradição" com doses de sarcasmo, uma boa série para se assistir lançada recentemente na HBO é "True Blood".

*na imagem : " O Vampiro Lestat e Acaxa" do filme " Rainha dos condenados".


Para saber como os "vampiros surgiram", clique aqui : http://www.geocities.com/area51/dunes/9363/vampo.html




4 comentários:

Ramon Gabriel Conti disse...

Ótimo sua critica, adorei, tirou as palavras de minha boca. Não tive a oportunidade de ler o livro e nem de assistir o filme, creio que não me agradará, odeio esse tipo de ideologias mesquinhas de pessoas fúteis, porém as pessoas de minha cidade acharam o Maximo... Veremos. Os de mais filmes aqui citados por você, são ótimos e com certeza valem a pena! Beijos - você escreve de uma forma única! :D - Sou Fã!

Unknown disse...

A-HA-ZA. Adorei Duldild's. Volto aqui sempre que puder.
Amo vampiros. Amo você!

Anônimo disse...

concordo plenamente! o livro/ filme é um bom divertimento, mas peca muito em relação aos vampiros.

Unknown disse...

Essa garota tem futuro!
Boa sorte Duda ^^,