quarta-feira, 2 de julho de 2008

Des - liguem a tv

Existe um pensador que certa vez disse : " a televisão é uma das maiores invenções da imbecilidade humana" e eu complemento : "é por isso que eu assisto mtv". Não é querendo criticar nenhum canal de televisão, mas alguém aqui sabe citar um canal que transmita conteúdo, cultura e informação sem cair no monótono? Se alguém conhece a fórmula, por favor, abra uma emissora a fique rico como Sílvio Santos, só não vá passar novela mexicana ou reprise since 1810 ok? Não acho que "vale a pena ver de novo".

Está todo mundo cansado de saber que o "conteúdo" televisivo ( se é que se pode chamar de conteúdo ) nada mais é do que o espelho da mentalidade social em que vivemos, bem como se vê estamos perdidos. Agora você me pergunta : Qual é a novidade? E eu te respondo : Quer novidade? Assista a mtv e você verá a grade de programação se renovar de 5 em 5 meses. Se isso é bom ou ruim? Não sei dizer, só sei que é um dos canais de menos conteúdo que mais gosto de assistir, porque dos males o menor é a música. Que fique bem claro que não há mal nenhum em gostar de música, muito pelo contrário, música é o alimento da alma, mas quando nos deixamos influenciar por músicas como "baba cachorrão", aí a tendência é regredir cada vez mais.

Bem, mas a questão é, se a função da televisão é entreter, por quê nos vemos forçados a engolir notícias como o "caso da Isabela" ou o "novo escândalo político" a cada 5 minutos na tv? Porque a realidade é cruel?! Se é tão cruel assim por quê ainda nos chocamos se o pai, ou melhor "mostro" de Isabela vai ficar em uma cela mais "privilegiada" do que os outros assassinos como ele? Olha, sinceramente, nós telespectadores, alimentamos esse tipo de notícia, querendo ou não. Todo mundo reclama do sensacionalismo, mas vive assistindo "Brasil Urgente" e seus derivados, porque brasileiro é curioso e acompanha a vida alheia como a novela das 8 que começa ás nove na globo, não é a toa que é a "favorita" que têm dado mais ibope nos últimos tempos. Certo foi o padre que juntou os seus balões e se mandou para o céu, é melhor garantir um lugar lá do que viver nessa "selva de pedras" e ainda ter que pagar um lote na "casa de Deus".

Chega a virar motivo de piada, mas não é nada engraçado ver uma mãe com esquizofrenia sendo influenciada pela mídia jogando sua filha da janela, alegando estar cansada da criança e por isso resolveu se livrar do "pacote". Se a moda pega, teremos uma diminuição notável na população. Será que alguém já viu isso na China? Espero que não.

Por outro lado, o que seria da vida do sargento Lacy se tantos brasileiros não acompanhassem seu drama na televisão? Não se pode privar as pessoas de sofrerem as consequências de seus atos, mas a mídia pode "tirar" e "salvar" vidas vulgarmente falando. É claro que a mídia não se dá só pela tv, mas já foi comprovado cientificamente que o impacto maior causado nas pessoas é através de imagens. Por isso eu digo gente, des - liguem a tv.

Um comentário:

Bah. disse...

É, concordo com o que você escreveu. Mas tem um canal que eu gosto, a Cultura. Lá tem muitos programas legais, e com cultura, digamos assim. Mas confesso que nao assisto muito. =T
E infelizmente nao tenho teve a cabo em casa.. rs*

;**